quarta-feira, 24 de outubro de 2012

 Alcinos

Fios têxteis fabricados a partir de alcinos.
Podemos definir alcinos como hidrocarbonetos de cadeia carbônica acíclica, homogênea, insaturada com uma tripla ligação única entre átomos de carbono. São conhecidos também como hidrocarbonetos etínicos ou hidrocarbonetos acetilênicos. A fórmula geral dos alcinos é: CnH2n – 2, e o primeiro membro é o etino (C2H2).
Os alcinos possuem pontos de fusão e ebulição crescentes com o aumento da cadeia carbônica (massa molecular), como acontece com os alcanos e alcenos.
Essa classe de compostos não possui cor (incolor) e nem cheiro (inodoro). Apresentam insolubilidade em água, mas são solúveis em solventes orgânicos como o álcool, o éter e outros. Os alcinos são mais reativos que os alcenos e os alcanos, devido à presença da tripla ligação que traz instabilidade, eles são preparados em laboratório porque não se encontram livres na natureza. Mas a preparação industrial está voltada especialmente para um composto: o Acetileno, que também é chamado de etino.

O acetileno é parcialmente solúvel em água, e é a partir dele que se obtêm solúveis não inflamáveis. Esse hidrocarboneto é importantíssimo na indústria, é usado em grande escala na fabricação de borrachas sintéticas, plásticos, como o PVC e PVA, e ainda de fios têxteis para a produção de tecidos.
O PVC é muito conhecido no mercado pela variedade de produtos, como os tubos e conexões tão essenciais nas construções. O filme de PVC, por exemplo, é usado para armazenar ou para transportar alimentos in natura, crus, processados ou até prontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário