quarta-feira, 19 de setembro de 2012

QUÍMICA ORGÂNICA - HISTÓRIA E CONCEITO

Química Orgânica – História e Conceito



A química orgânica é a parte da química que aborda o estudo dos compostos orgânicos, que são compostos à base do elemento carbono. O carbono é o principal elemento para a vida, constituindo cerca de 60% do nosso organismo. Não são todos os compostos encontrados na natureza que apresentam o elemento carbono em sua composição que são considerados compostos orgânicos, porém, todos os compostos orgânicos apresentam carbono em sua composição.
Exemplos de compostos formados por carbono e que não são considerados compostos orgânicos são o dióxido de carbono (CO2), o monóxido de carbono (CO), o ácido carbônico (H2CO3), o grafite e o diamante, sendo estes últimos formados completamente por átomos de carbono, diferindo apenas na forma de organização destes átomos de carbono em suas estruturas.

História da química orgânica

A química como ciência surgiu no final da Idade Média através dos alquimistas, que buscavam transformar qualquer metal em ouro. Nesta época este trabalho de transformar metais em ouro era conhecido como alquimia. O segundo passo da química foi o início da utilização de medicamentos entre os séculos XVI e XVII para se combater as doenças que passaram a ser conhecidas como alterações da estrutura do homem, que é um composto químico, afirmação esta feita pelo médico suíço Paracelso.
Já no século XVIII, substâncias químicas passaram a ser extraídas de produtos naturais e, então, a química passou a ser dividida em química orgânica, o ramo em que se estudam compostos extraídos diretamente dos seres vivos, os chamados compostos orgânicos; e em química inorgânica, responsável por investigar os compostos de origem mineral. Mais tarde, os pesquisadores começaram a descobrir que era possível obter compostos orgânicos não apenas dos organismos vivos e sim também a partir de reações químicas realizadas com compostos inorgânicos.
O primeiro cientista que conseguiu obter um composto orgânico a partir de um composto inorgânico foi Friedrich Wöhler, que ao aquecer o composto mineral cianato de amônio, formou-se uréia, composto presente em nossa urina. Dessa forma, em 1858, Friedrich A. Kekulé definiu que a química orgânica é o ramo da química responsável pelo estudo dos compostos do carbono.